Este desfile de trajes temático foi organizado pela Câmara Municipal de Ovar com a colaboração do Dr. António Amador e Dra. Cristina Reis, membros do Conselho Técnico da Região da Beira Litoral – Zona Vareira da Federação de Folclore Português, e Dra. Raquel Elvas, da direcção da Federação de Folclore Português, sendo o evento protagonizado por 115 figurantes dos 13 grupos etnográficos do concelho de Ovar, nomeadamente: Grupo Folclórico “Os Fogueteiros de Arada”, Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça, Grupo Etnográfico de Esmoriz, Grupo Danças e Cantares Stª Mª de Esmoriz, Grupo Danças e Cantares S. Pedro de Maceda, Grupo Folclórico “O Cancioneiro de Ovar”, Grupo Folclórico “Os Moliceiros de Ovar”, Grupo Folclórico “As Morenitas de Ovar”, Grupo Folclórico da Região de Ovar, Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar”, Grupo Folclórico “As Varinas de Ovar”, Rancho Folclórico da Ribeira e Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega.
A Apresentadora Sara Ferreira, Dr.ª Cristina Reis e Dr. António Amador
Este desfile reuniu trajes, adereços e utensílios representativos das inúmeras áreas de trabalho e artes da região de Ovar. O acervo a apresentar pelos figurantes dos 13 grupos etnográficos do concelho de Ovar resulta de recolhas efectuadas junto da comunidade local.
A composição de cada traje decorreu de um processo de aperfeiçoamento, que foi alvo de sucessivas correcções ao pormenor nas últimas 5 décadas, através do estudo, comparação de peças, interpretação de testemunhos orais e escritos, e, sobretudo, da colaboração de inúmeras entidades e investigadores locais, regionais e nacionais, onde se destaca o apoio técnico do Conselho Técnico da Beira Litoral - Zona Vareira e da Federação de Folclore Português.
Pretendeu-se, assim neste espaço nobre do centro histórico de ovar, recentemente alvo de um processo de reabilitação e qualificação, promover um evento de acordo os genuínos princípios do folclore, revelando à comunidade vareira um património cultural imaterial, com identidade, retratando épocas e costumes passados, e, por outro lado, alavancar as bases de um produto cultural e um conjunto de sinergias com potencial e valor acrescentado ao nível turístico.
O Vereador do Pelouro da cultura e Vice Presidente da Câmara Municipal, Dr. Vitor Ferreira
Tocata do Grupo Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda que irá interpretar uma
Rusga ao Senhor da Pedra.
Campo e eira - Lavrador 1890-1910 - Lavrador - Finais do séc. XIX - Lavrador - 1900
Trabalho no campo e eira - Lavradeiras
Traje do campo - Lavrador e Lavradeira - Lavradeira Inícios do séc. XX
Lavrador e Lavradeira - Aguadeira
Diferentes utensílios - Lavrador e Lavradeira - Lavrador e Inícios do séc. XX
Trabalho da eira - Lavradeira - Lavrador
Utensílios de eira - Lavrador - Lavradeira
Lavradeira - Feitor e Feitora da quinta - Crianças a acompanhar a mãe no trabalho
Jornaleiro e Jornaleira - Serandeiro
Pescador e Varina 1900 - Salineiro e Salineira 1900
Pescador - Pescador 1900 - Vareiro e Vareira - Pescador e Varina
Varino e Varina de Lisboa 1890 - Varino e Vareira 1890 - Pescador e Peixeira 1850-1870
1900 - Varina Finais do séc. XIX
Peixeira - Vareira
Peixeiro e Peixeira
O próximo conjunto mostra-nos trajes ligados aos ofícios e vendas.
Tocata do Grupo Folclórico ”Os Moliceiros de Ovar”.
Fiadeira - Assedador e Cordoeira - Tamanqueiro - Tanoeiro - Serrador
Moleira
Lavadeiras
Lavadeiras
Feirantes
Fogueteiro e Fogueteira - Padeira - Farrapeira e filho
Almocreve - Homem das pinhas - Galinheira 1900
Leiteira Inícios do séc. XX
Dr. António Amador
Foto de Henrique Gomes
Belíssimas fotos. Foi com muito gosto que participei na organização deste evento em que a alma das gentes vareiras se fez sentir a cada minuto!
ResponderExcluirLiliana Ribeiro