O ressurgir da Natação Sincronizada em Ovar
Arte, música, coreografia, acrobacia, e muito movimento, foi visto no passado Sábado dia 4 na Piscina Municipal de Ovar. A reorganização da Natação Sincronizada em Ovar com a fundação de um Clube, motivado pela vontade das Atletas e a prestigiosa colaboração dos seus familiares. Um Clube que teve a sua apresentação neste maravilhoso Sarau, tendo sido proporcionado à elevada assistência, um bonito espectáculo apresentado dentro da água.
(Texto de António Mendes Pinto)
Informação do Clube OvarSincro
Natação Sincronizada
A modalidade de natação sincronizada já existe em Ovar desde 1997. A equipa de natação sincronizada de Ovar foi constituída, sob a direcção do Sr Valdemar Resende, o então gestor da Piscina Municipal de Ovar e defendeu até agora as cores dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar (SSCTMO).
Ao longo destes mais de 10 anos, foram inúmeros os títulos colectivos e individuais conquistados pela equipa, onde se inclui o título Vice – Campeã Nacional, em 2010, e Campeã Nacional em 2009 e 2008, bem como honrosas participações das atletas de Ovar na Selecção Nacional e em competições europeias (COMEN).
No entanto por imperativos legais, a Câmara Municipal de Ovar viu-se impedida de prosseguir com o apoio à associação dos funcionários camarários, o que pôs em causa a continuação da modalidade no município.
Perante a iminência de a modalidade de natação sincronizada acabar em Ovar, os pais das atletas juntaram-se e formaram em Maio um clube para capitalizar e dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido até agora: o OvarSincro – Clube de Natação.
Para tal, conta com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, na pessoa do Vereador da Cultura e do Desporto, Victor Ferreira, que já manifestou a vontade de providenciar todo o suporte possível para ajudar o Clube e a modalidade, responsável por elevar o nome do município a pódios nacionais.
Actualmente, a equipa de natação sincronizada do OvarSincro conta com 18 atletas dos quatro escalões. Mas para além de querer voltar aos pódios nacionais, o clube quer crescer e fazer escola. E como tal está já a recrutar atletas com idades compreendidas entre os sete e nove anos para constituir uma turma de iniciação que começará já em Setembro de 2011.
Para além disso o OvarSincro está a preparar um conjunto de iniciativas que visam, por um lado, divulgar a modalidade e por outro angariar apoios financeiros e patrocínios para apoiar as actividades a desenvolver na época 2011-2012, incluindo a participação nos campeonatos nacionais. É neste conjunto de iniciativas que se inscreve o espectáculo de natação sincronizada apresentado no sábado dia 04 de Junho de 2011 e que registou a presença de mais de uma centena de espectadores e apoiantes da modalidade. O espectáculo contou com a presença do Vereador da Cultura e do Desporto, Victor Ferreira, bem como a presença do Presidente da Associação de Natação de Aveiro, Sr. Manuel Pereira.
A natação sincronizada é um desporto multidisciplinar que abrange natação, ginástica e a educação musical. A natação sincronizada é um desporto onde a força, a flexibilidade e a técnica se unem ao artístico. Actividade desportiva onde são executados vários movimentos, por uma ou mais nadadoras, sincronizadas entre si e com a música.
Combina a habilidade de um nadador, de um jogador de pólo e de uma bailarina, sendo por isso considerada uma das modalidades desportivas mais completas. Uma das particularidades da natação sincronizada é o facto de ser a única modalidade desportiva exclusivamente feminina.
A modalidade tal como a conhecemos actualmente nasceu na Austrália em 1912. Com a popularidade a crescer nos Estados Unidos e a posteriori no Canada onde teve lugar a primeira competição em 1924. Inicialmente chamada de Ballet Aquático, a modalidade foi popularizada pela actriz Esther Williams, graças ao filme O Baile das Sereias (1944).
A natação sincronizada é modalidade olímpica desde 1984. Foi em Los Angeles que se estreou com provas de solos e duetos, mas foi bem mais tarde, em 2002, que foram introduzidos os restantes esquemas (equipa e combinado). Este desporto rege-se pelas regras da FINA (Fédération Internationale de Natation).
Esquemas
Solo – Dueto – Equipa (máximo 8 elementos da mesma categoria)
Combinado (máximo 10 nadadoras de duas categorias – infantil e juvenil – júnior e sénior – com um mix de esquemas de Solos, Duetos, Trios e Equipas)
Escalões
Infantil – 8 a 12 anos – Juvenil – 13 a 15 anos – Júnior – 16 a 18 anos – Sénior – 18 anos +
Infantil – 8 a 12 anos – Juvenil – 13 a 15 anos – Júnior – 16 a 18 anos – Sénior – 18 anos +
Em Portugal a modalidade surgiu na década de 40, no Sport Algés e Dafundo, mas com objectivo de exibição. Foi necessário esperar cerca de 4 décadas para ver surgir outras formações, no Norte: Leixões, Póvoa do Varzim, Porto…
As primeiras competições nacionais tiveram lugar em 1989, sendo organizadas em Campeonato de Inverno e Campeonato de Verão. Actualmente o quadro competitivo nacional conta com mais de 11 clubes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário